APÓS ABERTURA INÉDITA DO BLOG, FEITA EXCLUSIVAMENTE PELO NOSSO AMIGO LUCIANO NASSYN_ EX TREM DA ALEGRIA QUE, ALÉM DE BELÍSSIMA ENTREVISTA ACERCA DE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL (VER, DIA 20/02), NOS TROUXE FOTOS RARÍSSIMAS DE SEU ACERVO PARTICULAR, AGORA É A VEZ DO GRANDE COMPOSITOR E EX INTEGRANTE DOS GRUPOS MORTON PRINCE, KOOL, DICK VIGARISTA, O2 E CERA DE VELA
NUNO MARQUES
AOS 31 ANOS DE IDADE, O MOÇO INTELECTUALIZADO APARECE ESTOURANDO COM SEU PRIMEIRO CD, INDICADO COMO MELHOR DISCO POP NA CATEGORIA MÚSICA NO FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPINA GRANDE; TOCANDO EM INÚMERAS RÁDIOS FM E TV, ALÉM DE MAIS DE 70.000 ACESSOS DO CLIPE "TÃO LINDA" NO YOUTUBE.
“Minhas músicas mesclam o Reggae, Dub, Dancehall, MPB, Ragga com elementos eletrônicos e pitadas de Rock do início dos anos 80. Acabo de gravar meu primeiro CD que será distribuído pelo selo/gravadora Antídoto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina”.
"Por isso sempre digo :-> Às vezes é preciso arriscar !!! " NUNO MARQUES
INTELIGENTE E SIMPÁTICO, NOS CONTA SUA TRAJETÓRIA.
1. Na adolescência, você já almejava trilhar esta carreira ou foi meramente convidado por um dos integrantes da sua primeira banda? Como surgiu a música em sua vida?
*
O gosto pela música surgiu na minha adolescência, com 13 anos ganhei meu primeiro violão e comecei a dedilhar os primeiros acordes. Sempre sonhei em viver e trabalhar com música, logo surgiu a vontade de formar minha banda com colegas de sala de aula que também estavam começando a tocar algum instrumento.
.
.
2. Você sempre compôs música?
*
Comecei tocando couvers de outros artistas mas logo surgiu a vontade de compor e escrever minhas próprias músicas. Quando pegava o violão sempre preferi criar canções próprias ao invés de tocar músicas já conhecidas. Hoje percebo o quanto este exercício foi fundamental para o aprendizado, tanto para composição, quanto para crescer musicalmente.
.
.
3. De onde vem essa inspiração?
*
A inspiração vem da vontade de expressar sentimentos. Botar pra fora mesmo! Não tenho uma ´´musa inspiradora`` ou alguma fórmula a ser seguida na hora de compor. É mais uma questão de necessidade.
.
.
4. O sucesso chegou e, atualmente, seu nome é conhecido como autor de um dos melhores trabalhos pops contemporâneos. Você chegou a ser músico da noite, em algum bar, por exemplo?
*
Toquei em muitos bares e casas noturnas, fiz muitos shows com as bandas que tive anteriormente, mas nunca tive um vínculo com algum bar específico e também nunca fui um músico da noite. Tocava direto, sempre com o objetivo de divulgar a banda e mostrar o som próprio, mas a questão financeira nunca pesou muito nessa fase, dei prioridade para os estudos e montei uma estrutura profissional antes de me medicar somente a música.
.
.
5. Alguns profissionais afirmam que os músicos da noite costumam ter uma certa dependência desse trabalho como um todo e, que, portanto, encontram tamanha dificuldade de decisão em relação à um trabalho próprio, isto é, relacionando músicas próprias. Na sua opinião como profissional, isto, de fato, ocorre? Quais são os prós e contras?
*
Com alguns profissionais, acredito que sim. Talvez, pelo fato de não exercitar a prática da composição. Porém existem muitos exemplos de músicos que tocavam direto na noite e tiveram grande êxito na carreira autoral. O Armandinho é um exemplo. O lado bom é que os músicos da noite ganham experiência e habilidade com o instrumento, e o lado ruim é que esta é uma atividade bem desgastante, o cara troca o dia pela noite e traz diversos malefícios à saúde também .
.
.
6. Você toca um reggae bem pop. Percebemos grande influência do rock dos anos 80 e, sobretudo, da música eletrônica. Quais são as bandas que mais lhe influenciaram, no decorrer do projeto?
*
Muitas!!! Desde criança ouvi diversas bandas e estilos completamente diferentes. Por intermédio do meu irmão tive a oportunidade de conhecer muitas bandas. Ele sempre comprava os discos em vinil e vários grupos musicais despertavam minha curiosidade. Nasci em 1977, entre meus 9 a 12 anos de idade houve a explosão do rock nacional, então acompanhei de perto uma geração de artistas que me influenciaram até hoje como: Blitz, Léo Jaime, Paralamas do Sucesso, Ultraje à Rigor, Titãs, Kid Abelha, Heróis da Resistência, Lulu Santos, Engenheiros do Hawaii, Barão Vermelho, Capital Inicial, Cidade Negra...
*
Acredito que todas estas me influenciaram diretamente. Com a idade também surgiu a necessidade de ouvir coisas diferentes. Tive uma fase Heavy Metal na década de 90 que me ajudou muito a desenvolver habilidade com minha primeira guitarra em 1991. Depois fui ouvindo coisas novas, veio o Reggae, Dub e Dance Hall com Bob Marley, Pato Banton e Shabba Hanks. Sempre ouvi muito som mas nunca acompanhei tendências, muito comum nos anos 90, como lambada, sertanejo, pagode, axé... O mais interessante é que sempre procurei compor no estilo ´´regguezinho``, desde criança. Talvez pela facilidade de tocar e pelo fato de conseguir uma satisfação emocional muito grande com estas canções, todas elas me deixam muito bem.
.
.
7. Você teve inúmeras bandas e, com elas, fez muitos shows profissionais. Qual a razão pela qual essas bandas se dissipavam?
*
Cada banda teve seu motivo. Na verdade iniciei o trabalho solo pela dificuldade de formar e manter uma banda. Sempre fui a pessoa que leva, busca, marca o estúdio, faz a arte gráfica, procura o som na internet prat irar, enfim, o "faz tudo"! Uma curiosidade é que em todas as bandas nunca fuio vocalista, sempre fui o compositor das músicas e letras mas nunca cantava. Em algumas toquei baixo, outras guitarra, sempre compus pra banda mas nuncacantei oficialmente. O que dava uma dificuldade maior ainda pois eu tinhaque achar o vocal certo e ainda passar as letras e músicas para o sujeito cantar. Nessa dificuldade encontrei a oportunidade de aprender a tocar vários instrumentos musicais como violão, baixo, guitarra e teclados. Também desenvolvi harmonia e ritmo, o que facilitou bastante a formação da banda que me acompanh aatualmente nos shows. Três ensaios e a música já estava legal.
.
.
8. Da adolescência até os dias de hoje, você tem demonstrado ser uma pessoa muito persistente e disciplinada em relação ao seu trabalho, até pela concepção de encerrar as atividades de uma banda no momento preciso e, posteriormente, dar início a outro trabalho_ de cabeça erguida, evidentemente. Como você ministrava isto?
*
Com tranqüilidade, trabalhando e esperando a hora certa para tudo. Tudo tem seu tempo, não se deve atropelar as coisas. Devemos nos comprometer e dar continuidade ao trabalho trilhando os objetivos e estabelecendo metas.
.
.
9. Embora ainda muito jovem e com o primeiro CD solo, já carrega consigo uma bagagem relevante. Qual é a parte mais crítica de uma produção musical?
*
A parte mais crítica é na seleção do repertório do disco, tem que ter muito cuidado na seleção das músicas.
.
.
10. Como surgiu a idéia da carreira solo, quem a idealizou? Quem produziu o Cd e como foi esse encontro tão "maduro" em sua vida?
*
Pela dificuldade de manter a formação da banda Cera de Vela, no ano de 2004 eu já pensava no fato de levar uma carreira solo. Mas a idéia concreta de seguir sozinho veio dois anos depois e não foi minha. Foi do meu produtor e grande amigo Vinícius Tonello, quando iniciamos às gravações do CD. O disco foi produzido, gravado, mixado e masterizado no estúdio Casa Elétrica em Porto Alegre no ano de 2006 e teve a participação de Leonardo Brunelli nos arranjos. Tivemos uma sintonia incrível, tudo fluiu naturalmente e o CD ficou muito bom. Conheci o estúdio através da indicação de um amigo, telefonei para os caras e, duas semanas depois, já estávamos gravando.
.
.
11. A produção do vídeo clipe ficou muito linda, ou "tão linda", como diz a música de trabalho. Como foi fazer este clipe?
*
Foi uma experiência ótima. O clipe foi gravado em três dias na Praia da Guarita em Torres no Rio Grande do Sul. Tem a participação de Lara Parizzoto como musa e produção de Cláudio Fagundes. Foi muito legal, a produção é excelente e tivemos a sorte do tempo ajudar. Tem uma cena nas pedras em que uma onda quase me jogou no mar, mas o resultado foi surpreendente.
.
.
12. Ingressar no mercado da música não é fácil; é um trabalho árduo, com custos altíssimos. Ainda assim, seu Cd está muito bem distribuído_ para tanto, você tem um selo de uma gravadora. Você não pretende trabalha-lo também nos países vizinhos?
*
O mercado musical apanhou muito nos últimos anos. O Artista sofreu com a pirataria e os downloads ilegais. Pretendo gravar meu 2° álbum em 2010 e divulgar na América Latina e Europa. A gravadora Antídoto oferece uma boa estrutura e conta com ótimos profissionais. Creio que pela Internet é o melhor caminho para divulgar o som lá fora e, de alguma maneira, pretendo continuar trabalhando isso.
.
.
13. Qual é a ideologia para os jovens que estão começando?
*
Seguir seus sonhos e não desistir nunca. Trabalhar com música é um processo que exige paciência e perseverança. Você precisa estar em constante evolução sempre.
*****
Contatos para shows: Produtora Oficina da Música: c/Mateus Perotto
54 - 3282-234654 - 8111.7501
.
FOTOS DE TRABALHO
=========================
AGENDA DE LUCIANO NASSYN E OS FILHOS DE DALILA-
HOJE (06/03)-
19:30h- Bovinus Augusta
rua Augusta, 1.513- Centro- São Paulo
fone- 3253- 544000
ooh- A Lanterna rua Fidalga, 531- Vila Madalena- São Paulo
fone- 3031-0483
AMANHÃ (07/03)-
22:00h- Evento corporativo
SEXTA (13/03)-
19:30- Bovinus Augusta
rua Augusta, 1.513- Centro- São Paulo
fone- 3253- 544000
ooh- A Lanterna
rua Fidalga, 531- Vila Madalena- São Paulo
fone- 3031-0483
SÁBADO (14/03) -
22:00H- Lucena Bar
LucenaAv. Ermano Marchetti, 1058- Lapa- São Paulo
Fone- 3617- 4172
SEXTA (20/03) -
19:30- Bovinus Augusta
rua Augusta, 1.513- Centro- São Paulo
fone- 3253- 544000
ooh- A Lanterna
rua Fidalga, 531- Vila Madalena- São Paulo
fone- 3031-0483
SEXTA (27/03 )-
22:00H- Lucena Bar
Av. Ermano Marchetti, 1058- Lapa- São Paulo
Fone- 3617- 4172
SÁBADO (28/03)-
ooh- A Lanterna
rua Fidalga, 531- Vila Madalena- São Paulo
fone- 3031-0483
site oficial http://www.lucianonassyn.com.br/ -
myspace oficial www.myspace.com/lucianonassyn -
lLuciano Nassyn e Os Filhos de Dalila - download gratuito http://www.tramavirtual.com.br/ -
http://www.guararajardins.blogspot.com/
http://www.kids80.com.br/
http://www.iradio.com.br/
Beijos, Denise Nassyn