sexta-feira, fevereiro 06, 2009

NOTA TRISTE: À UNIÃO DOS MORADORES E DO COMÉRCIO DE PARAISÓPOLIS

No dia 31 de janeiro, havíamos colocado uma breve chamada para as próximas postagens, sendo, POR UM LADO, a semana de alta-costura Paris_ iniciando com Louis Vuitton_ e, POR OUTRO, o projeto social “Escola do Povo”, da comunidade de Paraisópolis, no Bairro do Morumbi, onde eu entrevistaria meu ex-professor da academia de Direito e colaborador desta grande responsabilidade social na comunidade_ dentre outros projetos, o mestre Sérgio Audician que, com muita alegria e presteza, posicionaria para futura entrevista, o presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Gilson Rodrigues. Lamentavelmente, no dia seguinte à postagem, tivemos uma surpresa de cunho triste...

No domingo, 01 de fevereiro, os moradores da comunidade viveram o “inferno” de perto e, alguns deles, puderam sentir tal desprazer na própria pele_ por exemplo, o caso de um soldado e de um comandante que, em pleno exercício de suas funções, foram atingidos por um projétil. Infelizmente, um grupo de manifestantes revoltados da comunidade_ que comporta mais de 84.000 pessoas, dentre trabalhadores, idosos e crianças_ protagonizaram cenas de horrores, ao interromper o trânsito de uma das principais avenidas do Morumbi, deprecando e incendiando carros, queimando madeiras, destruindo estabelecimentos comerciais da região, além de interditarem as entradas da comunidade e atentarem até mesmo contra o helicóptero Águia da Polícia Militar. Somente no domingo_ início da barbaridade, haviam 120 policiais e 60 carros no interior da comunidade, sendo a autoridade policial do bairro do Morumbi, além de policiais da Tropa de Choque e da Força Tática. O local, que é composto por três complexos_ Paraisópolis, Jardim Colombo e porto Seguro, ocupa uma área de um milhão de metros quadrados. Sabemos que isto corresponde a quase 100 hectares de terra.

Imaginemos quantas pessoas acuadas, sem ter para onde correr com seus filhos, perdendo o pouco que conseguiram com dignidade_ pois muitas das trabalhadoras, por exemplo, são empregadas domésticas nos arranha-céus da região_ , e mais, perdendo o seu direito de ir e vir, por conta do vandalismo de outrem.

Completamente estarrecida, tanto quanto surpresa com a situação (então inesperada até a noite do dia 31, quando postei a chamada com enorme admiração ao lindo trabalho social que vem sendo executado no local), lamento muito a situação e, assim, desejo que o mestre supremo coloque arrependimento nos corações dos responsáveis, para que, no entanto, o mestre Sérgio Audician possa dar continuidade no seu lindo projeto da escolinha da Bíblia_ à céu aberto, reunindo os anjos daquele local_ , e que o presidente da UMCP, Gilson Rodrigues, juntamente de sua equipe, possa ter todo o aparato necessário a fim de manter o controle das atividades locais e, crucialmente, a paz para todas as famílias, vítimas desta violência absurda, oriunda dos fracos, em face da vida digna e honesta de seus semelhantes.

Gostaria de frisar a grande relevância desses projetos sociais na vida das pessoas adultas_ para que possam adquirir outra concepção de vida, sobretudo na criação de seus filhos_ , bem como a suma importância na vida das crianças, para que, tão-logo, elas possam reconhecer que os atos dos responsáveis por toda e qualquer postura inadequada em sociedade não são regras de conduta senão situações isoladas, por maiores que sejam esses atos; por mais constantes que possam ser.

Tudo ficará bem... brevemente, esboçaremos o trabalho social, na comunidade, com grande apreço pela linda transformação na vida da maioria de seus membros, a cada dia...


“A União dos Moradores lutará com todas as suas forças para que essas cenas nunca mais voltem a se repetir em frente as nossas casas e ao lado de nossos filhos!”

Gilson RodriguesPresidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

FOTO QUE O MESTRE SÉRGIO AUDICIAN ME ENVIOU POR E-MAIL:
EXATAMENTE NA MANHÃ DE DOMINGO, DIA 01/02,
EM MAIS UM DE SEUS ENCONTROS, CUMPRINDO PARTE DE SUA LINDA MISSÃO NA ESCOLINHA DA BÍBLIA, JUNTO AOS ANJOS DE PARAISÓPOLIS.



"Vamos orar pela vida das nossas crianças e das famílias em Paraisópolis- Agradecemos a Deus pela proteção no domingo, estávamos muito..muito próximos..."




"Elas estão entre os predios do Morumbi e 80000 pessoas que vivem na Comunidade de Paraisopolis. Nossa crianças, ...Lampadas ...pequenas luzes que levam no coração já muitas delas o amor de Jesus a seus lares... Salud Salud Prof. Audician



FORÇA, MESTRE!

7 comentários:

  1. Fabiana.
    Estou passando por aqui para agradecer o link de acompanhamento do Pelos Corredores do Planalto.
    Você é muito simpática e gentil.
    Um grande abraço e muito sucesso com o seu blog que considero muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabiana! Eu sou a jornalista e colunista que cobriu a bienal do livro, não sei se vai se lembrar de mim. Passei para lhe dizer que acompanhei o seu trabalho em 2007 na coluna do Gosto de Ler do Jornal Parnanet, quando você era colunista de Direito empresarial com ênfase em TI. Como distração do exercer da sua função na área jurídica, percebo que esse trabalho está muito legal, e além disto você deve voltar a escrever para o jornal, o Wallace está lhe esperando com o maior site de incentivo cultural do país. Um super beijo para você e sucesso, menina!
    www.gostodeler.com.br
    www.parnanet.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse é o retrato do que eu acabei de falar pra vcs, poxa naum tem nem condição, desculpa, são fashionistas mas antes de tudo só o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste que se encaixam na boa com essa grife e com qualquer outra de luxo. O resto do povo não sabe nem falar português. Gosto dos projetos sociais que vcs colocam, como dessa favela de paraisóolis. Aí é tudo. valeu.

    ResponderExcluir
  4. oi Fabi obrigada por me ad no orkut amei o blog que vcs administram. Nessa matéria eu quero falar que moro nas imediaçõs que foi uma coisa cruel e egoísta e que já acalmou. Mesmo assim como diz todo mundo aqui tem que ter cuidado para se envolver pq eles naum estão nem aí com ninguem só sentem raiva e não tem amor no coração. Luz pra ti! amiga Le

    ResponderExcluir
  5. Eu ein! q lugar é esse papai..
    aqui na v. Mariana só tem arranha-céu dos bons mas isso aí não tem não.. e olha que a av. Paulista encostada aqui.. que coisa loka!

    Beijos no coração da blogueira mais linda da net. Vc e a blogueira Luísa estão em meu coração. Mas vc surpreende + pq escreve mttt e é mttt mas mtttttt linda>> sempre de++++++++++
    Maiara O. Lessa (Vila Mariana)- no orkut

    ResponderExcluir
  6. Aii eu conheço o professor Sérgio, ele é maravilhoso, um dos melhores professores que já tive, realmente. Amei muito sua entrevista, drª Fabiana. Amo a moda e gostaria muito de um dia te conhecer. Deixo aqui um beijão para ti, para todo mundo da grife e para o professor Sérgio.
    Jujuba

    ResponderExcluir
  7. ainda bem que agora tudo está em paz. Aquele lugar é maravilhoso pq se vê uma união perfeita. Fabí não lhe conheço pessoalmente mas quero lhe parabenizar tb por esta ação linda além da grife chiquérrima e das suas matérias muito show!!!
    Beijos, Renata Lima- Campinas

    ResponderExcluir