terça-feira, fevereiro 10, 2009

DIRETO DAQUI DE ALPHAVILLE: CRISE: FÁBRICA DA ZOOMP FECHADA- MATÉRIA II

PARTINDO DA ÚLTIMA MATÉRIA, VEJA O RESULTADO DE TAMANHO "INVESTIMENTO" DA I'M, QUE SE VALEU DE MUITOS CRÉDITOS/EMPRÉSTIMOS PARA DESNVOLVIMENTO DE SEU CURTO TRABALHO: RESULTADO- ABRIL DE 2008: Donos da holding de moda I’M são destituídos da gestão por credores.

Os investidores Enzo Monzani e Conrado Will não estão mais à frente da holding de moda I’M, que além da Zoomp, é dona da Clube Chocolate e da grife Fause Haten. A queda foi terrível! Também vendem a empresa de celulares BenQ para empresário estrangeiro. Após uma dura negociação, o fundo carioca Global Capital, um dos principais credores da companhia_ que lhe faziam tais empréstimos, conseguiu destituí-los da gestão financeira e administrativa. A saída da “dupla” foi a condição imposta pelo fundo para a entrada de um novo aporte de capital no valor de R$ 20 milhões. A expectativa é que o dinheiro devolva fôlego ao grupo, hoje envolvido em graves problemas financeiros.

*
Os investidores não venderam as ações, mas a partir de agora a I’M será comandada por um comitê formado por sete membros - quatro indicados pela Global Capital e três apontados por Enzo e Conrado. “Estamos montando uma força-tarefa. Ao mesmo tempo que contratamos uma auditoria (KPMG) para descobrir o tamanho real da dívida, vamos fazer um plano de negócios para restabelecer o fluxo de mercadorias na Zoomp, que é a prioridade agora, pois representa 90% da receita do grupo”, afirmava o presidente da I’M, Vicente Mello.

*
A situação crítica do grupo ficou mais visível com a saída do estilista Alexandre Herchcovitch no mês de maio de 2008. Há duas semanas, a Zoomp praticamente parou. Algumas confecções deixaram de entregar mercadorias por falta de pagamento, já que as peças são confeccionadas em fábricas como a Guarará Jardins, de acordo com seu segmento, mantendo parcerias profissionais por meio da terceirização.

*
Desde então, os problemas da Zoomp passaram a crescer de maneira exponencial, chegando à situação ora citada.



Em nosso meio empresarial, chamamos isto de economia criativa e, de acordo com a equipe do grupo Guarará Jardins, fabricante de alta-costura que fabrica para duas marcas e vende peças com o selo de sua grife para algumas boutiques brasileiras, é possível afirmar que esta prática das grifes populares é comum no exterior.

Modelos de bolsas Guarará Jardins inspirados em John Galliano da Christian Dior.





Modelos de bolsas Guarará Jardins inspirados em Miuccia Prada.

Super bolsa Gucci (em minha foto do perfil, no avatar): inspiração para a Guarará Jardins na França.
Mas, infelizmente, sucedeu aquilo que vínhamos presumindo e observando já há um bom tempo, até a data de ontem, 09/02, com o triste ocorrido na fábrica da Zoomp, por ora, tão prejudicada. Sem capital e com imensas dívidas, holding da moda disse, ainda no ano passado, ter sofrido tamanha pressão, à ponto de ser acusada até de anunciar a compra da grife Cúmplice sem ter fechado negócio. Depois de tamanhas promessas em cada causa... os efeitos!
*****
EXEMPLOS MUNDIAIS DO NEGÓCIO:



No mundo, o maior exemplo é a LVMH, sigla do conglomerado francês de marcas de luxo, Louis-Vuitton-Moët-Henessy, do megaexecutivo, Bernard Arnault. Sob o guarda-chuva da LVMH estão marcas de alta costura e prêt-a-porter (Dior, Louis Vuitton, 50% da Fendi, etc.), perfumes (Givenchy, Guerlain, etc.), relógios e jóias (Tag Heuer, Chaumet, etc.), e outras, totalizando cerca de cinqüenta grifes.





Os outros dois grupos, menores, mas também com grifes de peso são François Pinault, conhecido como PPR (YSL, Stella McCartney, Alexander McQueen, Gucci, etc.) e o Grupo Prada que inclui a Prada, Jil Sander, entre outras, e os 50% restantes da Fendi.

François Pinaut - PPRNo Brasil, depois de duas aquisições que mexeram com o mercado de moda, a da Rosa Chá pelo Grupo Marisol e a Sommer pela AMC Têxtil, os investidores finalmente perceberam que moda é investimento.

Liderando a tendência está o grupo HLDC, dos sócios Enzo Monzani e Conrado Will, do mercado de capitais (bancos Patrimônio e Pátria), que formaram a I’M (Identidade Moda), dirigida por Vicente Mello, para gerenciar as marcas Alexandre Herchcovitch, Clube Chocolate, Cúmplice, Fause Haten, Zapping e Zoomp.Essas duas últimas foram vendidas ao grupo pelo empresário-estilista Renato Kherlakian, no ano passado, mas ele já havia traçado novos projetos com a I’M: - Vou fazer a minha marca de moda masculina, a RK, e abrir uma loja nos Jardins. Expansão Na onda de aquisições, está a In Brands, que recebeu recursos do banco UBS, e detinha, naquele momento, a Ellus e a 2nd Floor, mas já tem outras na mira.

Os irmãos Anderson e Jefferson Birmann cederam 25% de sua marca de calçados à Tarpon All Equities de Pedro de Andrade Faria. Egresso da Nike, o executivo Dipa DiPietro assumiu a direção de branding no tradicional Grupo Pasmanik (Cori e Luigi Bertolli) para expandir o portfolio de suas marcas.




No ano passado, no back stage do SPFW, foi perguntado ao estilista sobre o controle acionário de sua empresa pela I’am_ já que esta adquiriu a Fause Hauten em 100%. Ele respondeu que teria mais tempo para criar.

INFELIZMENTE, ILUSÃO! De um modo geral, alguns criticavam a “quebra de monopólio” em face de uma análise nacionalista. Penso que não houve maior desafio para os atores sociais envolvidos senão a adversidade de opiniões a fim de buscar um equilíbrio, até porque o fato está consumado e eis os resultados mais claros do que nunca!
Para a economista, Lídia Goldenstein, é “um complexo de atividades profundamente ancoradas nas economias urbanas e que são propulsoras de inovação e da ampliação da capacidade produtiva do conjunto da economia nacional, inclusive de setores considerados mais tradicionais”.
Lala Deheinzelin, superintendente de cultura do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, esboça a situação de maneira mais simplificada: - Trata-se de um guarda-chuva que abrange atividades que têm a criatividade e os recursos culturais como matéria-prima. Um aspecto da economia criativa, o de formar conglomerados que detém uma parte ou a totalidade do controle acionário de empresas de moda.



“Um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar”_ raio este que inspirou a sua própria decisão de fabricar as primeiras calças que mudariam a história da moda, em 1974. Desejo sorte ao colega Renato, figura ilustre para nós, usuários de suas excelentes peças e seus discípulos no mundo "da moda". Modéstia parte, me refiro a sua empresa fazendo alusão apenas ao mundo dos negócios: hoje, fabrico roupas; amanhã, não mais: fabricarei carne seca e embutidos; fabricarei livros; fabricarei "negócios", desde que lícitos. 

O mundo dos negócios não implica necessariamente em paixões culminadas às nossas habilidades profissionais. Isto é empreender! Mas quem teve o privilégio de conhecer o Renatinho bem sabe que ele não é apenas um empreendedor_ como em nosso caso... Na verdade, ele é o criador de um reduto de moda fascinante que mexe com os sonhos dos fashionistas!
Portanto, sabemos que se erguerá com verdadeira proeza e atitude.

Esse raio é seu, cara!

19 comentários:

  1. Poderia ter dado certo como o caso do grupo LV que você comentou. Tinha tudo para isto e só não deu por causa do desquilíbrio e da insegurança por parte da Holding I'M, para não falar dos altos créditos que consguiram nas costas dessas aquisições. Muito bom o conteúdo do blog de vocês. Obrigado! Zianotti

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabiana! É triste ver o que está acontecendo com as empresas aí no Brasil. É isso mesmo, são em todos os setores e vocês podem ver isto bem de perto em SP, mas nesta região aí de Alphaville, onde estão concentradas as gigantes empresas, as mais estabilizadas do Brasil, realmente assusta muito. Infelizmente, nós brasileiros, passaremos por isto. Aqui no Japão a crise está grande e há muito desemprego. Também sou advogada no Brasil, na área internacional, e também estou no juris Way como você. Um super abraço para vocês da Guarará Jardins, esse blog começou muito bem!
    Kátya e amigos

    ResponderExcluir
  3. é NOVAS que isso é conseqüência de muitas coisas vcs naum acham naum? Num país de terceiro mundão a burguesia querendo fazer roupa só pra elite sendo que até a elite já está meio que abalada. Respeito suas exportações mas naum acha que lá fora os caras podem mais do que aqui? É melhor que se fixem por la mesmo pq o Brasil é perda de tempo meu.

    ResponderExcluir
  4. Ôpa! Valeu por criar uma matéria com toda a realidade sofrida pela Zoomp como vítima, estamos todos aqui de olho em tudo o que aparece nos meios de comunicações, mas de tudo que li essa matéria aqui é a mais bem elaborada sem deixar nada para trás. Sorte para todos nós! Felicidades à Guarará Jardins! Beijo, linda!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso viu?! Comento como anônima p.q. não tenho blog pra poder entrar com a senha, queria muito mesmo ser blogueira de uma empresa também, ter todo esse prestigio de falar bem mas não tenho essa afinidade e perfeição que v.c. tem pra escrever. Deixo minhas considerações com um grande abraço. Lílian Azevedo Cunha- estudante de moda- Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  6. Hola, pasando a saludar y tambien para invitarte a que pases y veas mi blog a ver si encuentras algo de tu agrado y si te gusta intercambiemos enlaces, una especie de fucionar dendritas o algo asi diria yo,je.
    Saludos y hasta la proxima.

    ResponderExcluir
  7. é Fabi é uma pena pq tb curto muito a Zoomp, senti muito pelo fechamento das lojas do Iguatemi e do Morumbi, mas tomara que logo a marca possa se reerguer. Beijão no coração! Maiara O. Lessa (Vila Mariana)

    ResponderExcluir
  8. Em 1999, trabalhamos com o Fabio na programação do portal IG no centro empresarial. Tempos depois, vimos que sua coluna de Tecnologia da Informação do Parnanet é muito boa! Queremos te dar os parabéns como advogada e por essa coluna para a empresa de moda que também está muito bem feita. Põe entretenimento musical aí pra nós. Valeu! Beijão
    Abração pro Fabio e pra todos!

    ResponderExcluir
  9. aí, grande Fabio e Dra. Fabiana, add nós aí (engnhariadesistemas@hotmail.com)
    Abração

    ResponderExcluir
  10. Oi, mocinha lindíssima! Também sou mais uma que não tenho blog por isto não possuo conta, mas estou aqui no anônimo mesmo pra dizer que vc além de muito linda e elegante é muito inteligente!! Vc faz o diferencial entre os blogueiros pq seu trabalho é profissional mesmo, és uma advogada Chiquérrima e eu te adoro! Obrigada por me retribuir a mensagem no orkut, suas fotos lá do álbum são maravilhosas e suas matérias são 100% intlectuais!!!!!!! Deus te ilumine sempre mais!!!! amiga Fabi

    ResponderExcluir
  11. Doutora Fabiana Nemet, como está? Vim lhe agradecer pela reportagem de muito bom gosto e lhe desejar muito sucesso nas exportações com a Guarará Jardins e na sua carreira divina. Um beijo grande para a sua família! Conte conosco.

    ResponderExcluir
  12. Depois do Mirellis, falta-me, querida! Seu trabalho soa uma batalha extraordinária de tanta responsabilidade, pelo que vi, de tanto esforço. Adorei seus livros. És uma menina de muita sorte na vida por ter uma inteligência tão destacada na carreira dos seus! você merece escrever esse blog e ver à tona seu sucesso, antes de qualquer ser mortal. Nós estamos bem, mas sei ficaremos melhor. Obrigada de verdade, querida. Beijinhos da Lilás, sempre lilás.

    ResponderExcluir
  13. Como acabei de dizer na mensagem do post de Paraisópolis, antes dessas duas últimas matérias, eu amo a moda e espero muito poder conhecer-te um dia! Um beijo especial para você, para o eterno professor e para todo mundo da Guarará Jardins.
    Jujuba

    ResponderExcluir
  14. lindaaaaaaaaaaaaaa... ameeeeeeeeeeeei... que dia tu vai voltar pro nosso portal do gosto de ler ein? O Wal está te esperando e nós tb, arruma um tempinho aí, pelo menos uma vez por semana vai.. Sentimos sua falta, sou sua leitora fiel. Amei todo esse informativo nas duas matérias da Zoomp e aperndi coisas que nem imaginava na sua área jurídica, diretamente nas empresas. Arrasando com sempre..Beijokinhas da sua fã number one.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo Louis Vuitton! E também concordo com o que disse em uma entrevista que você deu para o blog da Lu: comprar na loja do Shopping Iguatemi é melhor do que na loja da Haddock Lobo. Existe uma "identificação maior" (postei este coment. nas fotos que vc publicou do desfile de LV em Paris).

    Eu amo o Renato e a Zoomp. Esse representa o nosso país na mesma intensidade da LV na França. Gostei demais da sua reportagem.

    Parabéns, Fabiana! Um abraço da amiga Ludimila Miziara (USP e ex-FMU Direito matutino como vc também! Bons tempos).

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Imprescíndível matárias explicativas sobre casos fortuitos (como o caso da empresa Zoomp) que outros profissionais relatam mas não explicam, nesse espaço de mídia onde poucos desenvolvem um trabalho tão sério, como você tem feito para a Guarárá Jardins. Parabéns, Fabiana! Muito sucesso em sua carreira!

    ResponderExcluir
  18. Fabiana as roupas dessa grife é muito chique, eu vi pela internet no ano passado. conheço uma das bolsas tb. Parabéns pra vc que dirige a criação. Beijos, Renata Lima- Campinas

    ResponderExcluir
  19. Aqui também foi um arraso, amiga! Acabei de ler e comentar na matéria de como se vestir nesse inverno, uma de suas primeiras.... Parabéns pelo conteúdo, arrasou!!!!!!!!

    Andrezinho, morador dos Jardins, rua José Maria Lisboa.

    ResponderExcluir